Arte e Meio Ambiente

FD

ARTE E MEIO-AMBIENTE

 

Uma das funções da arte contemporânea é sem dúvida a de conscientizar a sociedade do seu papel no mundo, através do fazer artístico e se tratando de um importante assunto como é a preservação do meio-ambiente, muitos artistas, em vários períodos fizeram e ainda fazem arte afim de denunciar por exemplo: o mal uso do solo, o desperdício, o desmatamento e inúmeras agressões do homem à natureza. Como exemplo um artista que trabalha com este tema é o Brasileiro Vik Muniz. Veja alguns dos trabalhos feitos por ele no Filme “LIXO EXTRAORDINÁRIO”


http://www.youtube.com/watch?v=FGjEk3SiXkE

Neste link você assistira na integra o filme documentário “Lixo Extraordinário” vale conferir.

 Leia a sinopse:

Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro lançado em 2010.

O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias

O filme mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto - entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

 

Premiações:

·         Festival de Sundance - prêmio do público para o melhor documentário internacional, em 30 de janeiro de 2010.

·         Festival de Berlim - prêmios da Anistia Internacional e do público, na mostra Panorama do festival, em 20 de fevereiro de 2010.

·         Oscar - indicado para o prêmio melhor documentário, em 25 de janeiro de 2011.

 

                                                                                                                                                       Orientador de Arte: Walney Soares


 FDFDFDFD

FD