Gravura

GRAVURA


Ato, efeito ou arte baseada em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. A matriz criada pelo artista permite a reprodução da imagem. Existem quatro processos diferentes para a execução de uma gravura sendo: gravura em metal, xilogravura, litografia e serigrafia. Assim, o artista utilizará materiais diferentes em matrizes que são respectivamente metal, madeira, pedra e tela para silkscreen. (Em gravura a imagem sempre será invertida)


Gravura em metal                       

O artista utiliza o metal como suporte da matriz e cria sobre o mesmo utilizando o formão ou buril, corroendo o metal com o uso de ácidos.


Xilogravura ou Xilografia                                                                                            

 O artista utiliza a madeira como suporte da matriz talhando-a com goivas para obter o baixo relevo na madeira que em seguida é entintada com tinta gráfica, o resultado se dará na contra forma dos talhos.





 

Litogravura ou Litografia                                                                                             

   O artista utiliza como suporte da matriz a pedra calcaria polida e sobre ela é inscrita a criação para então fazer a quantidade desejada de tiragens.

Litografia   Artista Jasper Johnns
http://www.editoraaddresses.com.br//wp-content/uploads/2012/07/jasper-johns-.jpeg

Serigrafia                                                                                                                       

 Sobre a tela de seda ou outro material permeável o artista faz sua criação através do mesmo processo do silk e em seguida imprime quantas tiragens desejar tendo como suporte o papel.

 

 Serigrafia  Artista Beatriz Milhazes

 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://comunicacaoexponencial.com.br/wp-content/uploads/2008/09/beatriz_milhazes_01.jpg