As grandes nações escrevem suas autobiografias em três manuscritos: O de seus feitos, o de suas palavras e o de sua arte. Nenhum desses livros pode ser entendido sem a leitura dos outros dois mas, dentre os três, o mais confiável é o último."
(Ruskin)
A disciplina Arte do Cesec Caieiras no Ensino Fundamental e Médio pretende ser uma compilação breve, com terminologia clara, da pintura nas cavernas à arte conceitual.
Propõe aos alunos um estudo agradável e dinâmico, numa abordagem visual, textual e dialética. Enfim, proporcionar ao aluno o conhecimento necessário de 25 mil anos da história da arte.
Orientadores: Valéria Silva Araújo Walney Soares HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL E BRASILEIRA Da pré-história ao pós Moderno
ARTE PRÉ-HISTÓRICA: O início
ARTE RUPESTRE BRASILEIRA, ARTE INDÍGENA A criatividade e a riqueza cultural dos povos que já estavam aqui antes da chegada dos europeus.
ARTE NA IDADE ANTIGA: Era de ricas, complexas e poderosas civilizações.
Embora os primeiros artistas fossem anônimos, muito do que sabemos sobre as sociedades antigas vem da arte que nos legaram. Que tipo de povo teria sido preciso para construir as pirâmides do Egito?
ARTE NA IDADE MÉDIA: O reino da Religião
A arte espiritual para inspirar a devoção religiosa, substitui o retrato realista.
O RENASCIMENTO DA ARTE: O começo da Pintura Moderna
A arte clássica renasceu graças a descobertas revolucionárias, como a anatomia e as influências se estendem da Itália a toda a Europa.
ARTE BARROCA: A era do Ornamento
A grandiosidade da arte se aproxima do teatral, com efeitos de luzes, apelo emocional.
O BARROCO NO BRASIL
BRASIL: Missão Artística Francesa Artistas europeus organizaram a primeira escola brasileira para o ensino de artes.
SÉCULO XIX: O Nascimento dos “Ismos” A França mantém a liderança da arte nos duzentos anos seguintes, enquanto os estilos vêm e vão.
BRASIL: ARTE NA MUDANÇA DOS SÉCULOS XIX-XX Alguns artista brasileiros superam o academicismo e começaram a seguir novas direções.
SÉCULO XX: A Arte Moderna Os estilos da arte mudam a cada década; cresce tendência da arte não-representativa.
BRASIL: O Modernismo A semana de 22 e o Movimento Modernista influenciaram todas as manifestações artísticas e sua presença é sentida até hoje.
SÉCULO XX E ALÉM: Arte Contemporânea A experimentação continua, enquanto estilos, materiais e técnicas mudam rapidamente.
ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Depois da década de 50, a arte brasileira evoluiu em novas e diversas direções. Uso de materiais inusitados, técnicas variadas, livre para experimentar, expressar e criar. |