"Assim como a música , a arte é uma linguagem universal. Quanto mais frequentes forem as suas visitas a museus e galerias, mais compensador será seu encontro com a arte. Minha imersão na história da arte, me propiciou um compromisso rico, estimulante, de dar e receber. Foi como passar de um expectador passivo de um filme em língua estrangeira a participante de um animado debate na língua materna. Espero que minha experiência o faça também apreciador e conhecedor da arte. Apreciar e conhecer são tarefas graduais e infinitas. Por isso é que a arte de todas as épocas nos fascina e enriquece."
Vênus - c. 25.000 -20.000 a.C Vênus - Auguste Rodin(1840-1917)
É preciso aprender a olhar a arte com os olhos de quem se aventura numa viagem de descoberta, procurando na diversidade a alfabetização estética e, a partir desse conhecimento, propor novos paradigmas e conceitos. Como já dizia Rubem Alves, a educação não é um caminho fácil. É preciso vencer a resistência de continuar pensando como antes, para ser livre para pensar de novo.
Quando fazemos a leitura de uma imagem, inicialmente procuramos apreciá-la e perceber os elementos que a compõem e que nos levam a sentir sensações. Em seguida, procuramos relacionar nossas vivências às formas desta obra de arte, investigar a vida do artista e as características da época presentes na obra, para desvendar a verdade contida na imagem. Desta forma, pela arte, podemos dialogar com o mundo sem fronteiras de tempo e espaço.
"A Jangada da Medusa" , Géricault, 1818-19
Com base na composição Esquadros, de Adriana Calcanhoto, reflita a metáfora (janela - olhos) e pense o que você vê pela sua janela.
Este pequeno programa de arte - Ensino Médio - foi elaborado de modo a abordar os temas trabalhados nas apostilas (módulos) dos alunos no Cesec, assegurando informações, conceitos e idéias.
Espero que as informações aqui formuladas, mobilizem reflexões, discussões, pesquisas e desenvolvam encaminhamentos que garantam aos alunos e interessados, conhecimentos artísticos e estéticos mais criativos e democráticos.
Valéria Silva Araújo - Arte- educadora
21/12/2011 |