1- O NASCIMENTO DA ARTE DA PRÉ - HISTÓRIA A IDADE MÉDIA

       

Pré-história: O início 



 
Cavalo-Lascaux, França - 15000 - 13000 a.C




Mesopotâmia: Os Arquitetos

 
Torre de Babel - Bruegel



Egito: A Arte da Imortalidade
 
 
Nefertiti - 1360 a.C.


Grécia: A busca do ideal de beleza
 
Vitória de Samotrácia - 190 a.C.


Roma: Os Organizadores
 
 Coliseu - 70 - 82 d.C.
 

Idade Média: O Reino da Religião
 
 

Catedral de Notre Dame

 

A arte nasceu há cerca de 25 mil anos, quando o subumano homem de Neanderthal evoluiu para o ancestral humano, o homem de Cro-Magnon. O aumento da inteligência trouxe a imaginação e a habilidade de criar imagens esculpidas e pintadas. A Arquitetura nasceu com a construção de monumentos destinados a rituais. 

Durante milhares de anos, acompanhando a ascensão e a queda de cada civilização, essas três formas de arte - pintura, escultura e arquitetura-  encarnaram as ambições, os sonhos e os valores da cultura. Embora os primeiros artistas fossem anônimos, muito do que sabemos sobre as sociedades antigas vem da arte que nos legaram. Os zigurates e os baixos-relevos encontrados nas ruinas da Mesopotâmia e nas pirâmides do Egito dão testemunho de civilizações complexas. A arte grega atingiu o pináculo da beleza quando o respeito pelo indivíduo floresceu em Atenas; as relíquias romanas atestam o poder do maior império no mundo antigo. 

Os artistas se especializaram cada vez mais em representar a figura humana em espaços realísticos até a Idade Média, quando a arte mudou radicalmente. Com o triunfo do cristianismo, o interesse pelo corpo e pelo mundo declinou rapidamente. A pintura e a escultura estilizadas passaram a existir apenas para ensinar religião e adornar catedrais -  verdadeiras obras-primas do período medieval. 
Entre 25000 a.C e 1400 d.C, a história da arte não é   uma história de evolução do primitivo para o sofisticado, nem do simples para o complexo  -  mas uma história das formas variadas que a imaginação assumiu na pintura, na escultura e na arquitetura.

                                                                                                      Valéria Silva Araújo - Arte - Educadora - Ensino  Médio
                                                                                                                                                                       
 Fonte: Arte Comentada - Carol Strickland